Corredor gênico:
Você já deve ter observado trechos de mata nativa em determinadas regiões. Às vezes, podemos notar mais de um fragmento de mata, porém distantes uns dos outros, e entre eles uma porção de terra desmatada.
Corredor gênico é justamente ligar estes trechos com o plantio de árvores.
Para que serve.
Em um trecho de mata isolado, tanto a flora como a fauna reproduz-se, dentro deste pequeno trecho. Com o tempo os cruzamentos de plantas e animais ocorrem entre indivíduos com parentesco muito próximo, ocorrendo o empobrecimento genético.
Ao ligar trechos de matas com um corredor de árvores, animais e plantas poderão cruzar com indivíduos de parentesco distantes, aumentando assim a diversidade genética.
Para que serve a diversidade genética?
Doenças atacam plantas e animais. Os que sobrevivem passam em seus genes a imunidade a aquela doença. Quanto maior for a troca entre genes nos cruzamentos, maiores são as chances das novas gerações sobreviverem às pragas, e gerarem filhos cada vez mais preparados às novas doenças que também melhoram sua forma de ataque.
Por isso é muito importante, quando possível, aplicar a técnica do corredor genético.
Em propriedades rurais, a melhoria genética dos fragmentos florestais poderá ajudar também no controle de pragas na produção.
|